Economia e Trabalho

Queridas viagens para a Calábria, aumentos em trens, ônibus e aviões

 

“Há o calor climático e há o calor horrível dos transportes públicos com os comboios de e para a Calábria cancelados a partir de hoje por 6 dias e causando transtornos insuportáveis ​​a milhares de utilizadores obrigados a sofrer, sem qualquer solução, os tempos injustificáveis ​​das obras em o troço ferroviário Battipaglia-Sapri que deveria ter tido uma solução muito diferente e oportuna visto que a mudança é datada de 9 de julho, e em qualquer caso, com as únicas possibilidades oferecidas pela Trenitalia, de remarcar a viagem apenas após uma semana, com propostas de viagens que estão esgotados há muito tempo e com os únicos a preços impossíveis como 330 euros por um Milão -Lamezia Terme. Uma verdadeira especulação.”

Neste clima de transtornos, a Federconsumatori Calabria realizou um estudo sobre as ofertas de viagens para o mês de agosto com as diversas transportadoras, examinando, além dos locais habituais de partida (Milão, Turim, Bolonha, Florença, Roma e Nápoles), novos locais de chegada que permitiram comparar as mais amplas propostas de viagens entre comboio, avião, autocarro às quais se adicionou o custo da viagem com automóvel próprio, o que se revela o meio mais cómodo para as famílias, embora não isento de custos adicionais em termos de despesas de viagem. estacionamento à beira-mar e em zonas urbanas até uma média de cerca de 15 euros por dia.

Para tornar comparáveis ​​as diferentes ofertas de viagens das principais empresas, foi calculada para cada transportadora a oferta média de uma viagem hipotética à Calábria para sábado, 10 de agosto.

“Para as três transportadoras (comboio, avião e autocarro), para uniformizar as características da oferta, – resulta do estudo – foram consideradas ofertas de viagens por pessoa sem alteração com exceção, na ausência de voos diretos, de voos ITA de Turim, Bolonha, Florença e Nápoles e compare as ofertas de viagens entre as transportadoras que oferecem mais opções e chegam a todos os destinos examinados.

As ofertas de viagens foram amostradas nos dias 7 e 8 de julho, quase um mês após a hipotética data de partida prevista e, portanto, ainda na presença de ofertas com tarifas reduzidas que, no entanto, dias após a data do inquérito, são agora quase impossíveis de comprar. A investigação permitiu conhecer o mundo variado dos transportes e os custos de viagem a suportar para chegar à Calábria num mercado de transportes ainda pouco competitivo e transparente na dinâmica das políticas tarifárias e com incentivos para rotas para a Calábria que não beneficiam os consumidores”.

Trens: em 78,57% das ofertas de viagens amostradas, a Trenitalia tem custos médios e máximos de viagem mais elevados do que a Italo, com picos de até +34,74%. Apenas 14,29% apresentam ofertas mais baixas com picos até -19,70%. Quanto às propostas ferroviárias, destacam: “as ofertas de viagens para os locais de chegada onde pararam as duas transportadoras de longa distância que chegam à Calábria: Trenitalia e Italo.

Dada a diversificação das ofertas da Trenitalia (Regional, IC, ICN e Frecce) e as características da oferta da Italo, foram consideradas apenas as propostas de viagens sem alterações intermédias: as setas. Uma vez confirmadas as 6 cidades de partida (Milão, Turim, Bolonha, Florença, Roma, Nápoles), foram amostrados 7 locais de chegada com escalas em ambas as transportadoras: Scalea, Paola, Lamezia TC, Vibo-Pizzo, Rosarno, Villa San Giovanni e Reggio Calábria.

Com base nas 84 ofertas de viagens examinadas entre as 2 transportadoras ferroviárias, foram obtidos os valores médios para cada uma das transportadoras e com base nestes dados constatou-se que em 78,57% das propostas, as ofertas da Trenitalia têm custos mais elevados do que ITALO com picos de até +34,74% (Nápoles-Lamezia TC). Em 14,29% dos casos, a Trenitalia tem ofertas médias inferiores às propostas da Italo, com picos de até -19,70% em um Bologna C. – Vibo Pizzo. 7,14% das ofertas não são comparáveis ​​por falta do valor de referência de uma das transportadoras.

Globalmente, confirmam-se tendências de aumento na ordem de 1% – 2,5% para ofertas de viagens a nível nacional. Nos valores máximos das ofertas propostas pelas 2 empresas, destacam-se diferenças substanciais entre as propostas da Trenitalia e da Italo: por ex. 198,00 euros Milan-Paola para o primeiro contra 122,90 euros para o segundo; 152,00 euros Roma T. – Reggio Cal. contra 103,00; 150,00 euros Florença-Paola contra 109,00; 234,00 euros Turim-Villa S. Giovanni contra 142,90 euros, 176,00 euros Bolonha-Lamezia contra 132,00 euros”.

Aviões: Ita Airways e Ryanair. As ofertas médias de voos da ITA são até 36,11% mais altas na Ryanair. Até +104,24 euros num bilhete Milão-Lamezia Terme. As ofertas de viagens aéreas, com base nos valores médios registados entre as transportadoras examinadas (Ita Airway e Ryanair) “confirmam-se ser significativamente superiores às ofertas de comboio e autocarro”. No entanto, examinando os valores máximos das ofertas de comboios, em alguns casos, por ex. Turim-Lamezia T., custa 215,00 euros por comboio, face ao valor médio da oferta por avião de 217,26 euros.

Isto confirma o que foi relatado em amostras de verão e feriados anteriores de uma tendência para um nivelamento da oferta de comboios aéreos durante os períodos de procura máxima. Globalmente, as ofertas analisadas, no valor do custo médio, destacaram a maior incidência de custos ITA A. na Ryanair até +104,24 euros de Milão, +78,8 euros de Turim e +57,04 euros de Bolonha para Lamezia Terme”.

Ônibus: Oferta média do Flixibus até +78,35% superior à do Itabus. Capítulo separado para ofertas de ônibus. A pesquisa da Federconsumatori amostrou as ofertas de viagens para a Calábria de duas conhecidas empresas de ônibus: Flixibus e Itabus. Os tempos de viagem de ônibus são significativamente mais longos do que outros transportadores, especialmente com mudanças. Em termos de tempo de viagem, as soluções de autocarro e comboio com mudança (por exemplo, IC+ regional) para numerosos destinos, e em particular para a área Jónica, tendem a estar próximas.

As propostas examinadas, sem alterações intermediárias, destacam os custos mais elevados das propostas Flixibus no Itabus até +78,35% de Milão ao centro de Lamezia Terme, +38,95% de Turim, +76,30% de Bolonha, +102,60 de Florença, + 368,92% de Nápoles. Apenas a oferta média de Roma tem um valor significativamente inferior ao Flixibus de 12,00€ igual a -33,82%.

Para a Presidente da Federconsumatori Calabria Mimma Iannello: “é inaceitável a situação determinada pelo momento com que a RFI e a Trenitalia intervieram para reparar os danos na linha Battipaglia-Sapri, causando transtornos inaceitáveis ​​a milhares de passageiros e sem uma palavra do Ministro da Transportes que, no entanto, zelam pelas infra-estruturas de amanhã enquanto no presente permanecemos isolados devido a um desvio. Quanto à nossa investigação, pretendíamos oferecer aos consumidores um inquérito comparativo sobre ofertas de viagens, ainda que mais complexo na sua elaboração.

Os dados emergentes destacam que onde existe maior concorrência entre as transportadoras de transporte público há maiores vantagens para os consumidores. No entanto, os preços praticados por algumas empresas em comparação com outras continuam a ser impressionantes e desproporcionais. Os dados amostrados e propostos no seu resumo oferecem um corte transversal que orienta o consumidor a planear, sempre que possível, a sua viagem com bastante antecedência, comparando as diferentes propostas e escolhendo a transportadora mais adequada às suas necessidades económicas, tempo de viagem e relação custo. km.

Não há dúvida de que viajar de automóvel se confirma como o meio de transporte mais barato para as famílias, embora o aumento das portagens nas autoestradas e a instabilidade dos custos com combustível e estacionamento representem uma componente adicional significativa para efeitos do orçamento de férias com orçamento limitado. valor de cerca de 15 euros por dia entre paragens à beira-mar ou em zonas urbanas. Basicamente, surgem ofertas de viagens nem sempre competitivas com os principais destinos internacionais, nomeadamente se o custo por pessoa registado for multiplicado pelos membros de um agregado familiar médio e duplicado para a viagem de regresso que reflecte a mesma tendência.

Uma viagem só de ida para 3 pessoas, por exemplo, custa até: 654,00 euros de trem, 758,00 euros de avião, 312,00 euros de ônibus e 237,00 euros de carro de Milão a Lamezia Terme Centrale; 645,00 euros de trem, 804,00 euros de avião, 375,00 euros de ônibus, 266,00 euros de carro de Torino a Lamezia Terme. Da comparação entre as ofertas máximas emergem casos de quase nivelamento das ofertas de viagens entre comboio e avião. Um sinal de que ainda há muito a fazer para tornar a oferta de viagens à Calábria mais competitiva e justa. Não basta introduzir dezenas de milhões de incentivos no circuito se estes não se traduzirem em vantagens reais para os consumidores em termos de ofertas de viagens, qualidade de serviço e sustentabilidade de custos”.

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