“High Wellness South Italy”, conferência de imprensa quarta-feira para o relançamento do turismo de montanha na Calábria
“Menos marketing turístico de cima para baixo, mais preocupação com as experiências”, lemos no projeto “High Wellness South Italy”. Amanhã, quarta-feira, 31 de julho, às 11h, na sede da Primacom (na área industrial Menna de Zumpano, para ser mais preciso), líder do projeto em conjunto com Business and Consulting and Innovative Destinations, um dos projetos mais premiados da Itália será ilustrado à imprensa, pelo Ministério do Turismo, para a promoção e relançamento do turismo de montanha regional, através de ajustamentos infra-estruturais, criação e promoção de produtos turísticos sustentáveis e da reacção de um sistema de rede de cooperação entre operadores”.
A ideia diz respeito à criação de um parque territorial único de montanha (“sistema de contentores digitais”) em que os componentes individuais são “valorizados” e transformados em factores de atractividade da área e inseridos num processo de gestão integrado que encontra o seu motivo inspirador no rede ecológica que une áreas diversificadas embora caracterizadas por um forte valor naturalista comum constituída primeiro pela Ciclovia dos Parques e depois pelo Caminho Regional.
Uma rede, enfim, um “cluster”, que tem como objetivo aumentar a valorização turística do património regional de montanha, caracterizado por valiosos recursos naturais, três parques nacionais, um parque regional e inúmeras reservas naturais. “Apoiar o crescimento sustentável do turismo de montanha significa, também e sobretudo, apoiar e fiscalizar a economia montanhosa de vales inteiros, garantir a protecção hidrogeológica dos territórios e evitar o despovoamento das pequenas localidades”, anteciparam os protagonistas, antes da conferência imprensa.
Será dado a conhecer o plano de comunicação, principal instrumento de promoção da oferta turística local nos mercados nacional e estrangeiro, através de ações comerciais adequadas, também em colaboração com empresas intermediárias; o plano de “substituição” com investimentos para a revisão e substituição dos sistemas e infra-estruturas existentes de utilização da serra e o plano de acessibilidades para pessoas com necessidades especiais, também através de serviços adequados e da criação de produtos/pacotes turísticos ad hoc.